O  POR QUE DESTE TRABALHO !

        Na  CARTA-Mensagem de intenção deste trabalho foi divulgada na  carta  dirigida a um grande número de BRESSAN em NOV 89, tendo na sua primeira parte a seguinte redação: "  É sempre agradável e comovente,  quando em viagem pelo Brasil a fora, encontrar um BRESSAN. 

      Esta curiosa  manifestação brota naturalmente, acreditando  ser isto  um privilégio não apenas meu. Certamente isso acontece com você também.

      Sinto-me à vontade e trato-o como se fosse velho conhecido,  depois de, evidentemente, rebater as indagações de praxe:  De onde  é  sua família ?  De que região da Itália vieram seus ancestrais ?  Por aí segue um discreto diálogo que, por curto que  seja, desperta um sentimento de fraternidade.

               Não importa a situação social ou econômica do interlocutor. Importa que  é um BRESSAN.  É um dos nossos.  Um Bressan que,  a partir do  encontro, com certeza,  será mais do que um consangüíneo. É um amigo de respeito.

              É dentro deste espírito que estou desenvolvendo a ÁRVORE GENEALóGICA DA FAMíLIA BRESSAN em todo Brasil. Isto nos leva a conhecer  a que  ramo pertencemos e quem  são nossos troncos nessa enorme árvore familial.

               Será possível tudo isso se você, caro Bressan,  participar desse processo enviando  dados de sua família em toda a extensão que você conhece..."

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA  -  Afora a intenção  expressa na carta supra-referida, destaca-se a preocupação em preservar a memória de nossos  antepassados. Talvez não tenha os dotes apropriados para bem  representar os atos de minha vontade pela prosa, por isso me penitencio perante você, caro leitor, por escrever do meu jeito.

 REVERÊNCIA  -  Outro motivo não menos interessante está  na  intenção de reverenciar os feitos daqueles pioneiros, desbravadores e  corajosos colonizadores  que nos legaram, além da existência, as  lições de vida e um melhor meio de se viver do que o deles.

                     INFORMAÇÕES  SOBRE  O  TEXTO

 PRIMEIRO FILHO - Em razão dos filhos da "mulher Bressan" assumirem, via  de regra,  o sobrenome do pai, que normalmente não é  Bressan(a não ser que seja parente Bressan),   foi anotado no registro somente os  filhos desse  casal que ainda conservam o nome Bressan.

NOME DE  SOLTEIRA  -  As esposas dos "Bressan" apresentam-se com o   nome de solteira, a fim de distinguir alguns casamentos entre famílias de "Bressan".

      Quando ocorre casamento de Bressan de ambos os lados,  aparece,  logo  direita do nome,  o ramo de famÍlia a que pertence.

     Ex.: A4/1 e A4/2, na página 035,  código  8000000, etc....(isto se refere ao relatório gerado na impressora, matricial, que será obtido quando  roda o programa direto, sem ser pelo hipertexto da Internet)

 DIAGRAMAÇÃO - O texto foi diagramado de forma dentada por "geração",  de modo que a cada quebra de coluna significa nova geração.  Para entender a relação de parentesco dentro de cada RAMO de família, foi adotado um código de 9 dígitos. O 1o destes, que pode ser 1,2 ...9, seguido de 8 zeros, representa aquele Bressan que    na  época da imigração era criança ou adolescente. Constitui a 1a  geração.(ex: 100000000, 200000000, ... 900000000).

          Aparecendo na la coluna da listagem de cada RAMO a codificação 100000000, 200000000, 300000000,  significa que são três irmãos. (obs: Esta distribuição pertence ao programa direto do software Fabres.exe.  Não o do hipertexto da internet, pois este tem na 1a coluna o Ramo(2 dígitos), e na 2a coluna, o código supra-referido(9 díditos).

       Os filhos destes estão representados na linha logo abaixo, deslocados  para direita.  Por exemplo, os filhos do Bressan, código    100000000, são os: 101000000,102000000,  etc. Foram reservados: 2o  e 3o  dígitos para  a 2a  geração porque as famílias eram numerosas indo além  de 9  filhos, daí  a numeração,  a partir do 2o  dígito,   01,02..11,12, etc. O número  10  não aparece por razões de números  significativos a serem lidos pelo programa de computação.

            A partir  da 3a  geração, 3a coluna, foi reservado apenas      um dígito  para cada geração. Isto porque as famílias passaram a ser menores, não indo além dos 9 filhos. Se passar de 9, repetem- se os  códigos para a "mulher Bressan", cujos filhos não assinam      Bressan no último sobrenome.

             Assim os familiares alinhados na mesma coluna, sem interrupção,  são irmãos. Se interrompida, são primos. Por exemplo, no      RAMO A1/1  100000000 Antonio, 200000000 Pacifico, 300000000 Frederico,      400000000 Gilda, de 1a geração, 1a coluna, sem interrupção, são  irmãos.

 101000000 Maria, 102... José, 117... Rodolfo são irmãos entre si.

 Já 101100000  Inês Cadó  e  102100000 Olivio,  que estão na 3a coluna, interrompida,  são  primos.

     INCLUSÃO - O trabalho continua em aberto para receber novos RAMOS que porventura tenham ficado sem cadastro,  novas informações, alterações,  de modo que a próxima  edição tenha menos erros e seja  a  mais completa possível.

     EXPECTATIVA - O  autor guarda enorme expectativa de que esta publicação  gere satisfação a tantos quantos tiverem a oportunidades      de  conhecê-la.  Que cumpra sua finalidade precípua  -  o congraçamento da família Bressan em toda sua extensão e níveis.

     RECONHECIMENTO - Registro com simpatia e regozijo a todos que se engajaram,  e ainda continuam, nesta jornada. Meu reconhecimento      àqueles  que entenderam  esta proposta e apoiaram-na. Este apoio se evidenciou naqueles  Bressan de  horizontes mais abertos e mais  preparados para a vida de hoje. Não hesitaram nem no primeiro momento.

     RESISTÊNCIA - Sabia  que iria encontrar alguns obstáculos, tanto  no sentido  de não fazer coisa semelhante, como de não colaborar   para que  outros o façam ou até mesmo bloquear sua realização. Em  sabendo  que este procedimento abrangia uma minoria diante de um   universo  grandioso, poder-se-ia  prever que seu desenvolvimento  não seria interrompido e a resistência poderia ser superada.

 PERSISTÊNCIA -  O autor confessa que em certos momentos teve vontade de cancelar a pesquisa por falta de colaboração, mas em respeito e consideração àqueles que se esforçaram, elaboraram listas  e viajaram  longe em busca de informações, sentiu-se no dever de valorizar o   esforço desses  abnegados colaboradores, por isso  prosseguiu na sua missão.

    UTILIDADE - Este  trabalho pode parecer pouco interessante para   alguns,  no momento, mas o tempo vai-lhes convencer de que alguém  deveria registrar as lembranças dessa valorosa gente antiga. Que  alguém  deveria preservar esse patrimônio salutar e interessante  que é a memória genealógica da família.

         Não se pode  duvidar que os entrevistados foram conduzidos a   um grande esforço de memória para lembrar de pessoas que estavam fugindo da sua lembrança. Também isto lhes despertou o interesse em saber quem foi o responsável por sua vinda da Itália para o Brasil.

                  Esta publicação, além de histórica, constitui um instrumento de  avaliação e conhecimento do tamanho da família Bressan no país, mesmo sabendo que cerca de 15 % ficou fora deste cadastro por   dificuldade de informação e falta de assimilação de alguns.  E  ainda poderá ser ainda útil para aqueles que desejam obter a dupla cidadania, desde que se consiga mais dados essenciais. Imaginem quantas pessoas de um determinado ramo serão beneficiadas quando apenas uma obtiver a Cidadania Italiana ?

                    Pode-se verificar ainda  quantos ramos diferentes de família      Bressan  existem em cada cidade e também no Brasil. Por exemplo,   em  Porto Alegre, existem 5 ramos distintos: A1/1, A3/1,A4/1, A5/1, A7/3.

       ÁRVORE (Desenho  de um mapa Brasil x Itália) -É possível  perceber que, fazendo um corte nessa árvore,      sobre a altura dos anos 1877     e 1892 - época da imigração, destacam-se dois  segmentos.  Abaixo do corte estão nossos ancestrais   que  ficaram na  Itália. Acima,   estão os ramos registrados neste   trabalho. São os Bressan brasileiros.

 Obs: No Site: www.bressanh.brtdata.com.br agora aparece o "Brasão dos Bressan", não a árvore supra-mencionada.

       Assim, todos os Bressan tem  laços de sangue, tanto abaixo como acima do corte, ou seja, na   Itália e/ou  no Brasil. O tronco  único, talvez repousa no sul da  França quando foi plantado lá pelos idos do século XIII.

     LIVRO - Pode-se pensar ainda mais longe, admitindo ter despertado   o interesse  de alguém com vocação para literatura e partir para  um livro. Um livro escrito por Bressan.  A matéria está disponível  sua espera !

                                                         ************

INSTRUÇÃO DE USO DO SOFTWARE: FABRES.EXE

    Este programa foi criado para que cada usuário possa ter seu controle próprio dos arquivos no seu computador: incluindo, alterando, excluindo registros. Além disso pode fazer consultas por nome, cidade, ramo+código de todos os ramos de Bressan já cadastrados. É possível, ainda, fazer relatório com impressora matricial do tipo Epson LX 300 ou Citzen GSX 190S, por ramo.

   Para usar o programa, operá-lo, inicialmente abra uma pasta, Fabres, por exemplo, baixe(download) e expanda com o WinZip o arquvo: “fabres.zip” que contém cerca de 6 arquivos de uso do sistema. Após descompactá-lo, digite: fabres e "enter".

          Na tela de abertura se apresenta assim: (Atualização: Maio 2006)

 CADASTRO       MANUTENCAO       AJUDA              SAIR

     Usando as setas horizontais, a barra sombreada se movimentará sobre os itens acima. Quanto estiver sobre o "CADASTRO", teclando "enter", vão aparecer logo abaixo as opções: Arquivo Geral       ->

                                                                                                                          Ramos de Bressan   

                                                                                                                          Informantes Bressan ->

Obs: Quando aparecer seta a direita, como no caso acima, significa que vai abrir um novo menu suspenso, com varias opções. Não tendo seta, abre o arquivo diretamente.

    Utilizando as setas verticais, pode-se navegar entre estas 3 opções.

Teclando um "enter" sobre “Arquivo Geral”, aparecem 4 opções:

                       Arquivo Geral  -> Entrada

                                                    Video

                                                    Lista no Video

                                                    Lista Impressora

      Nesta opção "Entrada", teclando "enter" abre um formulário para colocar os dados do Bressan, iniciando com o código de 9 dígitos. Sabe-se que a cada digito corresponde uma geração, exceto o 2º e 3º  dígitos que constitui apenas uma geração.

    Isto se deve ao fato de que as 1ª famílias eram numerosas, indo além de 9 filhos(ou + de nove dígitos. observa-se que do 09, passa para o 11, não tendo o 10, por causa da leitura de números significativos de strings).

    Para facilitar a digitação, o 2º lançamento repete o código e o ramo digitado no registro anterior, bastando cobri-lo com o novo código.

     Os demais dados são digitados seguindo a tela, lembrando que é importante colocar ano de nascimento e óbito, se for o caso, sempre visando a melhor identificação do Bressan.

     Se não quiser continuar ou não gravar a tela, basta teclar 3 vezes "Não", em "Confirmar a Inclusão(S/N) ?. Para ir ao fim da tela, isto é, após o último campo, pressione PgDn.

     Logo abaixo da opção Entrada, tem-se "Video". Ao pressionar "enter" sobre a opção "Video", aparece a lista dos campos principais da tabela de dados.

Tem-se uma faixa ou barra vermelha que se desloca com as setas acima e abaixo, selecionando o registro. Com a barra vermelha sobre um determinado registro é possível:

  a) visualizar todos os campos deste registro teclando "enter", sem poder alterar qualquer dado;

  b) Visualizar todos os campos deste registro teclando "Insert". A tela, neste caso, fica em fundo branco. Após as alterações, pressione PgDn, quando e solicitado confirmação de alteração. As alterações são feitas nesta opção.

 Digite "S". Esta operação grava o registro recém alterado e volta à tela anterior.

     Nesta tela é possível indexar o arquivo por ordem alfabética. Basta pressionar a tecla F9 e aparece um espaço para digitar um nome. É suficiente digitar apenas as primeiras letras do nome procurado e "enter". Se não existir nome com estas iniciais, um sinal sonoro surge por 3 segundos. Se existir, a barra vermelha se posiciona sobre o 1º  nome que começa com estas letras. Se quiser só olhar, tecle "enter", mas se quiser alterar, tecle "Insert". Para voltar a tela geral, digite PgDn e confirme digitando "S".

     Se quiser fazer uma busca por ordem de Ramo e Código, pressione a tecla F7, quando vai aparecer um espaço de 2 dígitos para o ramo e 9, para o código.    

    Após digitar o ramo e o código 100000000 a barra vermelha vai se posicionar sobre o início do ramo procurado.

    Teclando a opção "Lista no Video" aparece na Tela:

      Reg    Nome Bressan      Nome Conjuge   Cidade   Ano Nasc   Ramo

        "Enter"  Continua: C=Cancel; M=Mostra; A=Altera

  Se continuar teclando "Enter" vai rolando de tela em tela.

 Se teclar "C", volta à tela geral de abertura.

 Se teclar "M", surge espaço para digitar o registro "Reg", 1a coluna. Neste

caso, não se pode fazer alteração. Apenas visualiza todos os campos deste registro. Termina mostrando os ancestrais do nome visualizado.

  Se teclar "A", surge espaço para digitar o registro "Reg", 1ª coluna. Neste caso, pode-se fazer alteração. Confirmar a alteração. Vai aparecer todos os casais ancestrais do nome examinado ou alterado.

    A opcao "Lista na Impressora" produz relatório em folhas soltas ou em formulário contínuo de Impressora matricial do tipo Epson LX300, Citzen GSX190S e assemelhadas. O relatório sai de forma dentada, de modo a identificar os níveis de cada geração, fato este não produzido no monitor do computador por falta de espaço e compressão de caracteres.

    Na opção "Ramos de Bressan", ao teclar "enter", aparece a tela:

    Reg   Ramo   Identificacao da familia      Nome abreviado

    No rodapé: Enter->Segue; I->Inclui; A=Altera; E->Exclui. Digite sua opção.

   Se teclar "enter", a tela vai rolar uma página, indo até o final dos 75 registros que correspondem aos ramos. N]ao tem "C" de cancelar porque o arquivo é pequeno. Tecla-se até chegar nos 75 ou mais registros, finalizando.

 Se quiser incluir novo Ramo, digite a opção "I". Pode digitar qualquer número de registro, porém cobrindo os dados existentes(registro copiado, salvando o original). No final pede a confirmação da inclusão. Digite "S".

   SE quiser incluir mais ramos, siga a informação da tela.

Se quiser alterar dados de um determinado ramo, vá teclando "enter" até aparecer o ramo que esta na 2ª  coluna, e digite "A" e logo pede para digitar o número do registro "Reg", 1ª  Coluna, o qual deve estar na mesma linha do ramo. Faça as correções necessárias e confirme "S" a alteração.

Se quiser eliminar um Ramo, vá teclando "enter" até aparecer o ramo a excluir. Digite então a letra "E". Em seguida digite o registro "Reg" que corresponde a este ramo. Confirme "S" a exclusão. Tecle "enter" até sair.   

 Se passar do ramo desejado, reinicie o processo e vai teclando “enter”

novamente até localizar o registro que corresponde ao ramo procurado.

 Ao teclar a opção: Informantes Bressan -> aparecem as outras opções:

   Entrada Endereco

   Video Endereco

   Lista Impressora

      Nesta opção “Entrada Endereço” abre-se uma tela para colocar os dados do informante. No final pede a confirmação. Basta teclar "S".

      Na opção “Vídeo Endereço”, lista na tela os campos principais que podem ser

visualizados pela barra sombreada com as setas acima ou abaixo, bem como com

PgUp ou PgDn. Siga as mesmas instruções da opção "Vídeo" o Arquivo Geral

já  visto acima.

     Na opção “Lista Impressora”, imprime-se na impressora matricial LX300 da Epson ou Citzen GSX190 ou similar, com compressão de 15 cpi.

      Na opção “Manutenção” tem-se:   Apaga Registro

                                                                Cancela Registro

                                                                Copia Arquivo

      Esta opção “Apaga registro” atualiza todos os arquivo cujos registros foram marcados para serem apagados(deletados).

     Quando os registros forem deletados, apertando a tecla "Del", estando com barra sombreada sobre determinado registro, em "Video" ou em "Video Endereço", será ouvido um sinal sonoro, pedindo a confirmação de Excluir(S/N). Se digitar "S", fica o registro apenas deletado.

     Se quiser cancelar um registro deletado, tem-se a opção: “Cancela Registro”.

Obs: Recomenda-se fazer atualização sempre que deletar qualquer registro,pois esta operação pode reativar registros deletados há muito tempo antes.

     A opção "Copia arquivo" faz cópia de segurança em Disquete. Porém, com o sistema mais moderno de guardar arquivo em CD, esta opção fica prejudicada.

                    Boa Sorte ! Faça bom uso deste Software...

                           Hermes Bressan 

                    Fone: (55) 3222-9520  e Cel: 9963-9254

                    bressanh@uol.com.br

                   bressanh@brturbo.com.br

-------------------------------------------------------------------------